AHUARA: Buscando Respostas Através da Natureza
Ahuara (ar.ru.a.ra) é uma palavra inspirada na linguagem dos povos indígenas Bororo, e significa “Caminho”. Foi descrita “Ahuára” provavelmente pela primeira vez por José Augusto Caldas em seu livro "Vocabulário da língua indígena dos borórós-coroados", datado de 1899.
Nascida em meio aos campos e montanhas de Minas Gerais, a Ahuara é uma marca voltada ao Outdoor Lifestyle destinada aos que tem em sua essência a busca por novas aventuras, e que encontram na natureza seu refúgio, seja para momentos de recreação, prática de esportes, ou mesmo para contemplação. A marca tem como influências as atividades outdoor em geral, as cores e formas naturais, como também a cultura primitiva brasileira, da qual originou-se seu nome e conceito. Com peças conceituais, tem como objetivo despertar nas pessoas a busca por novas vivências, conectando-se ao primitivo, percebendo a natureza como fonte de inspiração e renovação, além da necessidade de preservação desses espaços naturais.
Criada para os seres de espírito livre, que vivem à procura de novas experiências e novos caminhos, e que buscam respostas através do contato com a natureza. A Ahuara acredita que o estilo de vida ao ar livre seja a forma mais verdadeira de encontrarmos o estado de espírito que tanto buscamos, o qual conhecemos como liberdade.
A PRODUÇÃO: Uma marca Interiorana Responsável
De produção independente e responsável, nossas peças são confeccionadas com tecidos de qualidade, de origem nacional, buscando sempre os mais sustentáveis o possível, desde o processo fabril até o produto final. Desde nossa primeira coleção, as malhas de algodão utilizadas já contavam com selo BCI (Better Cotton Initiative), certificando sua qualidade e processo de produção sustentável, desde a aquisição de algodão de produtores nacionais. A confecção é realizada através de parcerias com costureiras de ateliês da região Campos das Vertentes, interior de Minas Gerais, visando incentivar e valorizar as profissionais locais, além de acompanhamento contínuo de toda a cadeia produtiva. Pensando no ciclo de vida de nossos produtos, todas as nossas estampas são feitas em processo de serigrafia tradicional, utilizando tintas à base d’água de alta qualidade e também de origem nacional, garantindo procedência e maior durabilidade da estampa, além de gerar o mínimo de impacto ambiental.
Atualmente, fazemos parte do movimento Sou de Algodão, iniciativa única no Brasil que nasceu em 2016. Visando estimular a moda responsável, o movimento une em uma só voz todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil da fibra, desde o povo do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes.
Estamos sempre focados em otimizar cada vez mais todo seu processo produtivo, como também de sempre trabalhar com matérias primas de origem responsável, valorizando o tecido brasileiro.
PROJETO REFLORESTA: Compromisso com a Natureza
Mais que Compensação de Impacto Ambiental, a Ahuara tem como propósito desenvolver, incentivar e promover pequenos projetos de reflorestamento no circuito Trilha dos Inconfidentes, em Minas Gerais.
Assim, criamos no início de 2022 o projeto "Refloresta", que realiza anualmente plantios de espécies nativas em extinção, tanto em áreas silvestres como propriedades rurais. As mudas nativas são cultivadas na Sede da Marca, sendo selecionadas de acordo com cada área específica, criando assim uma ação de florestamento funcional.
A Ahuara tem também como proposta apoiar, sempre que possível, o meio artístico que vai ao encontro do conceito da marca.
AHUARA MAGAZINE: Nossa Revista Digital
Lançamos no final de 2023 nossa Revista Digital, a Ahuara Magazine, que tem como objetivo conectar parceiros, clientes, seguidores e nossas peças através de experiências Outdoor. A publicação conta com relatos de ações da marca, viagens, aventuras e eventos esportivos que tenham participação de nossa Crew. No formato de Feed do Instagram, apresentamos a matéria em texto e registros fotográficos interativos pela ótica e vivência de nossos parceiros envolvidos.