Projeto REFLORESTA

 

AHUARA: Marca independente X Produção consciente

Já na sua primeira coleção “Novos Caminhos”, a AHUARA conta com matéria prima sustentável na produção de suas peças, sendo as malhas de algodão certificadas pelo selo BCI (Better Cotton Initiative) e de origem nacional. Todo o processo de estamparia é feito de forma tradicional, utilizando-se tintas à base d’água, que geram menor impacto ambiental. Tal decisão traz à tona a responsabilidade de entendermos toda a cadeia produtiva das peças, bem como o ciclo de vida do produto, desde a coleta do algodão até o seu uso como tecido.



Revolucionar

A AHUARA acredita nos plantios de árvores como atos de resistência, ações revolucionárias e de retribuição à natureza. Devido as atividades do ser humano, o cenário de devastação de áreas naturais em nosso país está, ano após ano, atingindo níveis alarmantes, afetando gravemente nossos biomas, e gerando consequências climáticas catastróficas. Através do projeto REFLORESTA, marca tem como propósito desenvolver, em pequena escala, o plantio de mudas de árvores, proporcionando benefícios à biodiversidade da região Campos das Vertentes/Minas Gerais, berço da AHUARA, como também para compensar os impactos de sua cadeia produtiva, como também

 

O despertar

Através dessa ideia de revolução, a AHUARA deseja despertar em sua alcateia o questionamento com relação às ações humanas na natureza. A marca crê que seja possível fazermos nossa parte quanto a tais questões socioambientais. Além disso, devemos entender que é de extrema importância a manutenção e reforço das áreas verdes ainda presentes.



Mãos na terra

Dentro de suas limitações e possibilidades, a AHUARA tem como objetivo criar parcerias com proprietários rurais da região Campos das Vertentes/MG para atuar no plantio de mudas de espécies nativas em extinção juntamente com outras que venham a ser complementares para o desenvolvimento de um ecossistema consistente. Muito além de aspectos paisagísticos, o ideal é que tais plantios possibilitem que a natureza se recomponha nesses espaços. O desenvolvimento desses indivíduos arbóreos beneficiará a fauna, e tais espécies dispersoras de sementes contribuirão para o aumento da biodiversidade nesses ecossistemas. 

 

Obtenção das Mudas

As mudas das espécies são obtidas de duas formas: 

  1. Aquisição em viveiros da região que prezem pelo manejo técnico e pela classificação correta das espécies;
  2. Coleta de sementes silvestres em áreas verdes da região para a produção de mudas próprias que serão alocadas na área externa do escritório da AHUARA.


Caráter técnico

A AHUARA deixa explicito que Vinícius Bedeschi, criador/proprietário da marca, é formado em Tecnologia em Meio Ambiente e Bacharelado em Administração, possuindo, assim, capacidade de atuação e conhecimento necessários para a aquisição e/ou produção das mudas, e também para a realização dos plantios. 

 

Dinâmica interativa

Tais ações contarão com convidados, sejam parceiros, clientes, coletivos, proprietários rurais ou mesmo pequenos negócios que possuam causa em comum. A intenção é criar uma dinâmica interativa, onde todas as pessoas envolvidas com a atividade, e em contato com a natureza, criem a percepção da importância do desenvolvimento e da preservação dos espaços naturais. 

 

Conheça nossas ações acessando o nosso Blog "Outdoor Lifestyle", acessando através do Menu principal.